***
Foi o primeiro artigo no Correio Beirão. Tirei a fotografia da Professora Ofélia Paiva Monteiro na Sala Ferreira Lima, Faculdade de Letras, em Coimbra.
Excelência nas Humanidades: Ofélia Paiva Monteiro
Abro o correio e a internet e de vários quadrantes me chega a notícia que tanto me alegra: o Prémio Virgílio Ferreira 2014, instituído pela Universidade de Évora em 1997, foi atribuído à Professora Doutora Ofélia Paiva Monteiro, professora catedrática aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Para quem conhece o magistério da Doutora Ofélia e a sua produção ensaística, centrada nos últimos anos sobre Almeida Garrett, mas também em outros autores significativos da Literatura Portuguesa e da Literatura Francesa, esta atribuição é por demais justa.
Qualquer aluna das faculdades de letras em Portugal ouviu falar de Ofélia Paiva Monteiro. Não fui sua aluna, mas tenho outras sortes que outros não têm. Acompanho o trabalho que a professora continua a desenvolver, sempre com o mesmo rigor e com a mesma alegria, como se dele viesse ânimo para os dias em que a idade possa eventualmente pesar mais. Ouço sempre com agrado as suas conferências ditas numa voz incisiva e bem-disposta, como se o que dissesse não fosse importante, como se a argúcia que coloca nos argumentos fosse dispensável e nós fizéssemos um imenso favor em ouvi-la. Sento-me ao lado dela nas nossas reuniões e projetos do Centro de Literatura Portuguesa, aconchego-lhe a cadeira e pouso-lhe a bengala num lugar próximo, respondendo à curiosidade com que sempre pergunta pelos meus trabalhos. E oferecemos boleia uma à outra porque, e esta é a melhor parte do bolo, somos vizinhas na mesma rua. E não há nada melhor que um passeio na rua, quando o sol brilha e as árvores estão verdes, tendo por companhia uma das senhoras mais doces, mais elegantes, e mais inteligentes do panorama académico e cultural português.
A entrega do prémio será no dia 3 de março, pelas 15 horas no Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora. Depois da publicação do volume Uma Coisa na Ordem das Coisas: Estudos para Ofélia Paiva Monteiro, homenagem do Centro de Literatura Portuguesa, em 2012, a atribuição do Prémio Virgílio Ferreira é mais uma demonstração do apreço pela excelência de uma forma de estar que devia deixar escola na universidade portuguesa.