CV

Sara Augusto

Site: Sara Augusto

1. Fotógrafa.

Estudou fotografia no âmbito da Secção de Fotografia da Associação Académica da Universidade de Coimbra, frequentando workshops e formações, e faz parte da mesma Secção. Tem o Curso Profissional de Fotografia (Instituto Português de Fotografia, Porto), concluído em 2016.

2. Investigadora e docente no Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Instituto Politécnico de Macau.

Licenciada em Humanidades (Universidade Católica Portuguesa, 1991), Mestre em Literaturas de Expressão Portuguesa (Universidade de Lisboa, 1995, com a tese O Compêndio Narrativo do Peregrino da América de Nuno Marques Pereira), e Doutorada em Literatura Portuguesa (Época Moderna), com a tese A Alegoria na ficção romanesca do Maneirismo e do Barroco (Universidade Católica Portuguesa, 2005); pós-doutoramento em Literatura Portuguesa Barroca, Literatura de Viagens na época barroca: viagens de portugueses a Roma (Universidade de Coimbra, Universidade de Roma, 2007-2012).

Foi professora auxiliar convidada do Departamento de Letras da Universidade Católica Portuguesa, onde leccionou desde 1991 a 2007, no âmbito da Literatura Portuguesa e das Literaturas de Língua Portuguesa. Foi bolseira de Pós-Doutoramento da FCT com o tema “Literatura de viagens na época barroca”, entre 2007 e 2009, investigação que continuou enquanto Investigadora Auxiliar no Centro de Literatura Portuguesa, Universidade de Coimbra. Foi investigadora afecta ao Centro de Literatura Portuguesa e professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra entre 2009 e 2014.

Leccionou na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica (Leiria), nos Cursos de Verão da Universidade de Coimbra, nos cursos Uniclássica (Foco) da Universidade de Lisboa (Literatura Brasileira). Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (1987-1992), investigadora do CLCPB (Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira), e colaboradora do CLEPUL (Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Univ. de Lisboa).

Actualmente é investigadora e docente no Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, no Instituto Politécnico de Macau; colabora com o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e com a linha de investigação “Materialidades da Literatura”.

No âmbito das suas áreas de formação, de leccionação e investigação (Literaturas de Expressão Portuguesa, Literatura Portuguesa; Literatura Portuguesa do Maneirismo e do Barroco, Alegoria e Ficção barroca, Emblemática, Narrativa de viagem), apresentou trabalhos em conferências, congressos e reuniões científicas, em Portugal e no estrangeiro; e publicou artigos em atas e revistas nacionais e estrangeiras, além de capítulos em livros sobre as matérias já indicadas.

Publicações: Descrição da Cidade de Viseu, 1638 (Viseu, 2002), A Alegoria da ficção romanesca do Maneirismo e do Barroco (FCG/FCT, 2010), D. Francisco Manuel de Melo e o Barroco Peninsular (coordenação, CLP/IUC, 2010);  A Guerra Interior, do Padre Matias de Andrade, 1743 (CLP/Quartzo Editora, 2012); Português com textos I (Instituto Politécnico de Macau, 2017).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s