***
Às vezes deixo passar o tempo sem dar notícia das coisas que gosto. No dia 11 de abril foi apresentado num dos auditórios da Faculdade de Letras (o que tem a luz mais bonita do fim da tarde), em Coimbra, o livro póstumo de João-Maria Vilanova, Os contos de ukamba kimba (Vila Nova de Cerveira, Nóssomos, 2013), uma edição organizada por Pires Laranjeira e Lola Xavier. Estiveram presentes os escritores Luandino Vieira (editor da Nóssomos), Lopito Feijó K. e Luís Rosa Lopes.
Ainda havia algum mistério. Mas foi tudo esclarecido…
Sobre João Maria Vilanova.
Esse livro é fantástico! Estou escrevendo um artigo sobre a criatividade linguística nos contos e tem sido um desafio e tanto. Vilanova subverte a língua portuguesa e brinca com as variedades europeia e angolana de uma maneira sem igual.
Seu blog é um espaço muito legal, como dizemos no Brasil, e é uma pena que eu esteja voltando ao meu país sem ter tido aulas contigo. É ótimo ter acesso a um espaço de alguém que ama tanto a Literatura.
Eu também tenho pena, Alexandre. Um abraço!
Realmente essa obra mostra-nos o quão importante é a criatividade linguísticas das comunidades de uso da língua portuguesa…não tenho dúvida de que esta obra será o objeto de estudo da minha Tese de Doutoramento em 2019.
Que bom, Ivonete! Abraço e votos de bom trabalho!