Viseu, setembro de 1969.
Gosto de ler e o meu lugar favorito é o escritório virado para a Serra da Estrela. Gosto de escrever e trabalho no cimo de uma colina banhada pelo Rio das Pérolas. Gosto de fotografar e Roma continua a ser a minha cidade preferida. Gosto de bibliotecas e palácios e museus e veredas, desenhadas na mata do vale ou nas ruas de Lisboa. Viver no Oriente é a minha última aventura, a minha última experiência, que eu não quereria ter perdido por nada deste mundo.
Sou mais de afectos que de razões. Ser compassiva é a minha obrigação diária. Já fiz muitas obras no coração, acrescentando varandas e alçados, e nesta casa cabe toda a família. Tenho longas memórias de tantos amigos e sei por onde passam os caminhos que são só meus. Abro os olhos esperando o que traz cada um dos dias. O meu guardião não dorme.
Estimada Sara Augusto
Permita-me prestar-lhe um agradecimento sincero pela generosidade em partilhar tanto texto de inegável valor, sobretudo para alguém que, não obstante a idade, começa a amar e a estudar com maior afinco esse mundo da prosa barroca. É, para mim, um deleite visitar o seu blog. Bem haja!
Vicente Fino, às vezes não entendo por que razão me escapam comentários tão importantes como o seu. Obrigada! Venha sempre. Abraço.